A importância da reciclagem

Reciclar auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água.

Faz parte das atitudes sustentáveis cujo principal objetivo é a defesa e a proteção do meio ambiente.De uma maneira simples, a reciclagem pode ser entendida como o processo de reaproveitamento pelo qual passam objetos usados, a fim de que novos produtos possam ser confeccionados a partir deles.

Economicamente, a reciclagem é geradora de riquezas, uma vez que as empresas se valem desse processo para redução de custos no processo produtivo, ao passo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a partir da

reciclagem, toda uma cadeia produtiva é fomentada, sendo essa uma fonte de renda para muitas pessoas e famílias.

A reciclagem é feita por empresas especializadas e de grande porte, que possuem a infraestrutura necessária para atender a grande demanda de material que recebem diariamente. No entanto é possível reciclar em menor escala na própria casa.

Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta.

O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Esse hábito, alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

Como podemos observar, se fizermos a nossa parte, poderemos ter em breve, um planeta mais limpo e desenvolvido.

Pequenas atitudes multiplicadas por milhões, fazem uma grande diferença!

Posts Destacados