"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo"

                                                                                         Gandhi

 

PLANT

Além da função paisagística, as árvores são reguladoras térmicas, regulam a umidade de um ambiente, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (através da fotossíntese).

Também protegem lavouras contra ventos, fornecem sombras ,diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, servem de moradia à animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna e não permitem a erosão de solos, mantendo vivo os rios. A preservação e plantio das árvores, é muito importante e uma necessidade real.

RECYCLE

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. A partir da década de 1970, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Com isso, a necessidade em reciclar foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trazia para o planeta Terra.O processo de reciclagem gera benefícios e riquezas, empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos, automaticamente, contribuem com a preservação do meio ambiente. Outro benefício da reciclagem, é a quantidade de empregos que ela cria nas grandes cidades, além da redução na poluição do solo, do ar e da água. Os materiais mais reciclados são papel, plástico,  vidro e alumínio. Recicle!

SAVE

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo e possui grande importância para a estabilidade ambiental

do Planeta. É abundante em vários recursos e além do papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial, é riquíssima fonte de matéria-prima; alimentar, florestal, medicinal, energética e mineral.

Também possui uma vasta variedade de animais e abriga expressivo conjunto de povos indígenas e populações tradicionais que lhe conferem destaque em termos de diversidade cultural. Essas belezas naturais precisam ser preservadas, muitas espécies de animais correm risco de extinção e as áreas cobertas de vegetação estão diminuindo cada vez mais.

REDUCE

A maioria das atividades humanas emite gases com efeito estufa.

Estas emissões começaram a subir drasticamente a partir do início do séc. XIX, com a Revolução Industrial.

Com o desenvolvimento industrial e tecnológico, máquinas são criadas e usadas frequentemente em todos os processos do nosso dia a dia, muitas dessas atividades emissoras , são essenciais à economia global e aos padrões da vida moderna, com isso, agredimos o meio ambiente.

O dióxido de carbono (CO2) proveniente da queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo ou o gás natural, é a maior fonte de gases com efeito estufa,originário de atividades humanas. Logo em seguida vem o metano (CH4), produzido pelo gado e pelo lixo, este último, quando depositado em aterro, sofre um progressivo processo de decomposição anaeróbia (sem oxigénio), emitindo o gás.Hoje o maior desafio do nosso planeta, é reduzir as emissões para limitar a subida da temperatura da Terra.

A meta é não ultrapassar a 1,5 °C, conforme a COP21.

 

 

PRESERVE

Fundamental para a manutenção da biodiversidade e de todos os ciclos naturais, para a produção

de alimentos e a preservação da espécie humana, a água é ingrediente essencial da vida, o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade.

Acreditava-se que o recurso era infinito, mas a verdade, é que é finito e se não se preservar, a população do planeta Terra, terá sua sobrevivência econômica e biológica, além do desenvolvimento econômico e cultural, comprometidos.

CARE

O trabalho voluntário existe há muito tempo. O voluntário é um cidadão com Ph.D em humanidade, seu objetivo é realizar ações voltadas para o bem-estar comum. O voluntariado na maioria das vezes, é uma via de mão dupla, quando você se dedica a uma causa, seja ela social ou ao meio ambiente, você recebe em troca experiências, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a alegria de se sentir útil e especial. O que você faz bem, pode fazer bem a outros. Esse é o espírito, colocar à disposição da sociedade um talento nosso.

Todo mundo pode ser voluntário,

basta disposição, boa vontade e comprometimento. Escolha uma atividade que lhe dê prazer, pois gostar do que faz é essencial!

* É comprovado que o voluntariado proporciona melhora na saúde mental e num todo a quem o pratica. :)

FEEL

Ser feliz é a chave de tudo!

Conquistar a felicidade, não é

uma tarefa fácil e depende da

maneira com que trabalhamos as circunstâncias da vida.

Valorizar as coisas simples que

ocorrem no nosso dia a dia, estar conectado com a natureza e sentimentos de amor, é uma ótima forma de uma vida mais harmoniosa, mais feliz. Viver em paz é viver em harmonia consigo mesmo, com os outros e também com qualquer ser vivo ao seu redor.

É um modo de vida em que nós respeitamos e amamos a todos, apesar de nossas diferenças étnicas, sociais, religiosas e políticas.

HELP

Juntamente com os vegetais, os animais são parte fundamental do ecossistema, contribuindo para o equilíbrio na natureza. São os principais responsáveis pela respiração, fenômeno que equilibra a fotossíntese. Os herbívoros, são essenciais para controlar a população vegetal, pois ao consumirem as plantas, renovam o ciclo de vida das mesmas.

Os aquáticos, são responsáveis pelo controle da salinidade da água, assim, impedem a extinção da vida no mar.Também representam para muitas culturas, um símbolo de força da natureza e ocupam papel fundamental na mitologia e na história de diversas civilizações e tradições.Respeito as outras formas de vida tanto animal quanto vegetal, tem que fazer parte do nosso dia a dia, pois todos têm seu lugar no mundo.